Esta palavra em ideograma chinês significa:" Crer e olhar para cima". " Cre" significa sentir e aquietar, e " olhar para cima", respeitar alguém grandioso, eliminando o ego de dentro de si. Jesus disse: " Deus é amor". De fato, amor é uma das propriedades de Deus; no entanto, Jesus estava falando naquele momento de algo muito mais importante: " Deus não é uma existência passível de comprovação. Se me pedirem para mostrar algo semelhante a Deus, mostrarei o amor, pois é algo cuja existência não se pode comprovar. Apesar disso, todos sabem quanto é maravilhoso, o quanto é bom; lutam para consegui-lo e acreditam na sua força. A fé é isso. Os que crêem na existência do amor devem crer também na força de Deus, pois Deus é amor. Jesus falava aos discípulos - Vejam, eu, Jesus Cristo, Filho de Deus, pratico o ato de amor. Não sou eu quem pratica; o meu Pai do Céu, Deus, vem a mim e faz com que eu o pratique. Se querem ver o amor, vejam primeiro os meus atos. Aí estarão presentes o amor e Deus". Estas palavras são uma reprodução do ensinamento de amor pregado por Jesus Cristo há cerca de dois mil anos na terra de Nazaré.
Seja uma transformador muito silencioso, quase secreto. "Existem coisas que só acontecem no silêncio". Por exemplo: se gosta de árvores, você não pode tirar a muda da terra todos os dias para examinar as raízes, senão você a matará. Essas raízes têm de ficar enterradas, e silenciosamente, elas continuam a fazer o trabalho delas. Uma maneira bem prática de silenciar é ser Integral. Ser Integral é ser desperto e inteiro nos nossos atos ordinários, pra que sejam extraordinários; isto é: a percepção e realização da Vida maior, seja através de tudo e por todos, e essa é a nossa Grande obra de Amor. Redescobrindo a simplicidade de ser "quem você é", desabrochando "a flor interior", aquela real e legítima, que brota e encanta perfumando o interno e o mundo permeante.
Gostaria de lembrar que ao visitar um mosteiro não encontraremos monges levitando ou movendo objetos com a mente, mas varrendo chão,cozinhando, lavando pratos, estudando, praticando jardinagem, São esses momentos de encontro com a Vida da vida que é a real beleza de viver! E isso é meditação.
Swami Chianmayananda, um sábio e grande mestre na Índia, disse no Bhagavad Gita, que devemos perceber a verdade e não temer o terrível da verdade. Em outras palavras, precisamos reconhecer que o mundo é uma combinação do belo e do feio, do bom e do ruim, do macio e do duro, do doce e do amargo, do animado e do inanimado.
Deus, o Senhor, o "Um", Ele próprio se tornou todos esses, e portanto, nenhuma adoração do "Um" será completa se reconhecermos apenas o belo e o bom. precisamos reconhecer o Senhor também no feio e no ruim.
O fogo salta para o céu, na direção de sua fonte. Os rios fluem para sua fonte, o oceano. E os humanos, bons, maus e indiferentes - incluindo heróis, santos e pecadores - ao fim alcançam sua origem. Todos procuram por Deus, conscientes disso ou não. " mas os problemas surgem quando nos indentificamos como o corpo e o mundo material, quanto mais você está envolvido com o mundo e mais distante se encontra do " você real", tanto mais será jogado entre bem e mal, prazer e dor, boa e má fortuna.
O pêndulo oscila entre prazeres transitórios e as profundezas do desespero.
Acima de tudo na vida, os seres humanos são motivados a serem felizes. Esse parece ser o objetivo último. Para chegar a ele, as pessoas escolhem um entre dois caminhos: um, é o caminho do bem, o caminho dos feito retos, virtuosos e compassivos: outro é o caminho do agradável, o caminho que agrada aos sentidos ou à mente. O caminho do agradável é mais atraente. desejamos que os prazeres passageiros voltem mais e mais vezes;e se não voltam, experimentamos a dor e podemos adotar meios ilícitos para obter o prazer, que podem não ser interesse de nossos irmãos seres humanos. O caminho do agradável é o caminho da ignorância, enquanto o caminho do bem é o caminho do conhecimento.
Ao seguir o caminho do bem, isto é, não se opondo ao desagradável ou à ausência de ganhos materiais imediatos, você galga os degraus da escada da evolução, e alcança a felicidade duradoura e um estado permanente de alegria e paz interiores.
O conhecimento da verdade também pode ser chamado de verdadeira natureza do ser. Todas as compreensões incorretas desaparecem quando se abre a percepção de que você é consciência pura ou percepção imortal.
Não estamos isolados, separados. Você está em mim e eu estou em você, mas o nosso estado de consciência costumeiro não percebe isso. Continue perguntando: " quem sou eu?" - Ramana Maharishi diz que essa é a única maneira de pôr um fim à miséria e introduzir-se na verdade. Isso não significa que você precisa renunciar ou afastar-se da vida material para cultivar a vida do espírito. O afastamento de que falamos é aquele mais sutil. A paz na mente e a beatitude não chegam com a restrição da mente imposta à força, mas sim, quando permitimos que 'desfrute o interno', afastando-se espontaneamente da identificação com o excessivo apego ao mundo material. E ser Integral é trazer para a limitada realidade física as possibilidades da ilimitada realidade interna.
Se temos consciência da luz é por que tivemos imersos na escuridão, logo não podemos hostilizar o que nos fez ver a realidade. MAYA é AYAM ao contrário, ou ,seja o que me ilude me torna consciente do que EU SOU.