Ali (no coração) repousas tranquilamente! Deixa-me submergir no Teu mar de alegria...

Ali (no coração) repousas tranquilamente! Deixa-me submergir no Teu  mar de alegria...

quinta-feira, 18 de novembro de 2010




CONHECIMENTO E SABEDORIA

A sabedoria não tem nada a ver com o conhecimento, absolutamente nada. Ela tem a ver com inocência. Algo da pureza do coração é necessário, algo da vastidão do ser é necessário para que a sabedoria cresça.

O conhecimento gratifica o ego. A sabedoria só  acontece quando o ego desaparece, é esquecido. O conhecimento pode ser aprendido - as universidades existem para lhe ensinar. A sabedoria não pode ser aprendida, ela é como uma infecção. Você tem que ficar com um sábio, tem que andar com ele, e só então algo começará a se agitar dentro de você.

Ser culto custa tão pouco. Existem escrituras, bibliotecas, universidades. É tão fácil ser uma pessoa instruída. E depois que você passa a ser instruído, fica numa situação delicada, porque seu ego gostaria de acreditar que esse conhecimento é seu - não só a instrução, mas a sabedoria. O ego  gostaria  que esse conhecimento passasse a ser sabedoria. Você começa a acreditar que sabe.
mas não sabe nada. Você só sabe dos livros e sobre o que está escrito nos livros. Talvez esses livros tenham sido escritos por pessoas assim como você.
Noventa e nove por cento dos livros são escritos por outras pessoas que também assim como você gosta de ler e estudar,. Na verdade, se ler dez livros, sua mente fica tão cheia de lixo que você começa a ter vontade de despejar toda essa informação num décimo primeiro livro.
O que mais você poderia fazer com ela? Você tem que se livrar dessa sobrecarga.
Fique num estado de não-saber. Viva a parti desse estado. Olhe as árvores como uma criança, olhe como um poeta, olhe o céu como louco!   * Osho*

Nenhum comentário:

Postar um comentário