Ali (no coração) repousas tranquilamente! Deixa-me submergir no Teu mar de alegria...

Ali (no coração) repousas tranquilamente! Deixa-me submergir no Teu  mar de alegria...

domingo, 14 de novembro de 2010

A SOCIEDADE E A LIBERDADE DO INDIVÍDUO




As regras sociais parecem ser uma necessidade básica dos  seres humanos. No entanto, nenhuma  sociedade jamais ajudou o ser humano a  se realizar. Você poderia fazer a gentileza de explicar que tipo de relacionamento existe  entre os indivíduos e a  sociedade e como  um pode  ajudar o outro a evoluir?

Trata-se de uma  pergunta extremamente complexa , mas muito  importante também.  Na existência como um todo, só o ser humano precisa de regras. Nenhum outro animal precisa.
A primeira coisa que é preciso entender é o fato de que existe algo de artificial nas regras. Nenhum ser humano precisa de regras porque  ele deixou de ser animal, embora não tenha deixado de se humano; ele está num limbo. Essa é a necessidade de se ter regras. Se fôssemos um animal, não haveria essa necessidade. Os animal   vivem perfeitamente bem sem as regras, leis,tribunais. Se o ser humano se tornar realmente humano  - não só no nome, mas  na realidade -, ele não precisará mais de regras.
Muito poucas pessoas perceberam isso até agora. Por exemplo, para homens como Sócrates, Zaratustra, Bodhidarma, não existe necessidade de regras, Eles  estão suficientemente  alertas para não fazer   nada  que prejudique alguém. Não é preciso nenhuma lei, nenhuma constituição.Se toda sociedade  evoluísse a esse ponto de se tornar  autenticamente humana, haveria amor, mas não haveria leis.
O problema é que o ser humano precisa de regras, de leis, de governos, de tribunais, de exércitos, de força  policial, pois ele perdeu o comportamento natural de um animal  e ainda não adquiriu uma  nova  posição natural outra vez. Ele  está simplesmente no meio. Não está em lugar nenhum está num caos. Para controlar esse caos, todas essas coisas são necessárias.
O problema fica muito mais complexo porque as forças que têm sido desenvolvidas para controlar o homem  - as religiões, os governos, os tribunais- ficaram poderosas demais . Era preciso conferir  poder a elas; do contrário, como poderiam controlar as pessoas? Então caímos por conta própria, numa espécie de escravidão. Agora que as instituições ficaram poderosas, elas  não querem abrir mãos  dos seus próprios interesses. Elas  não querem que o homem evolua.
Você está perguntando como o homem e a sociedade, o indivíduo e a sociedade pode evoluir. Você não entende nada do problema, Se o indivíduo evoluir a sociedade se desfaz. A sociedade existe só porque não deixa o indivíduo evoluir. Todos esses poderes estão há séculos controlando o homem e gozando do poder e do prestígio que têm. Eles não estão dispostos  a deixar  o homem evoluir, a deixar o homem  se desenvolver até chegar ao ponto em que esses poderes e essas instituições se tornem inúteis. existem muitas situações que ajudarão você a entender. 
Aconteceu na China vinte e cinco séculos atrás...
Lao Tzu ficou muito famoso, era um homem sábio, sem dúvida um dos mais sábios que já existiram. O imperador da China pediu muito humildemente a ele que aceitasse ser o líder da corte suprema, pois ninguém poderia cuidar das leis do país melhor que ele. Lao Tzu tentou persuadir o imperador de que não era o homem certo, mas o imperador continuou insistindo.
Lao Tzu disse, " Se o senhor não quer me ouvir, basta que eu passe um dia no tribunal para que veja que eu não sou o homem certo, pois o sistema está errado. Com toda modéstia, eu não estaria dizendo a verdade ao senhor. Ou eu existo ou as suas leis e a sua ordem e a sua sociedade existem. Assim, vamos tentar".
No primeiro dia, troxeram ao tribunal um ladrão que roubara quase que metade dos tesouros do homem mais rico da capital. Lao tzu ouviu o caso e então disse que o ladrão e o homem rico deveriam ficar ambos na cadeia durante seis meses.
O homem rico disse."O que está dizendo? Eu fui furtado, fui roubado- que tipo de justiça é essa, você está me mandando  para a cadeia pelo mesmo tempo que o ladrão?"
Lao Tzu disse, "Estou certamente sendo injusto com o ladrão.Você precisa ficar mais tempo na cadeia do que ele, pois você acumulou muito dinheiro pra si mesmo, tirou dinheiro de muitas pessoas; milhares de pessoas oprimidas e você acumula uma fortuna cada vez maior. Para quê? Sua própria ganância está produzindo esses ladrões. Você é o responsável o primeiro crime é seu".
A lógica de Lao Tzu era absolutamente clara. Se continuar a existir tantos pobres e tão poucos ricos, não será  possível deter os ladrões, não será possível fazê-los parar de roubar. O único jeito de detê-los é ter uma sociedade em que todo mundo tenha o suficiente para atender à próprias necessidades e ninguém acumule fortuna desnecessária apenas por ganância.
O homem rico disse, " Antes  que em mande para a cadeia, eu quero ver o imperado, pois isso não está de acordo com a constituição; isso não está de acordo com a lei deste pais".
Lao Tzu disse, "Isso é uma falha da constituição e uma falha das leis deste país". Eu não sou responsável por isso. Vá e fale com o imperador".
O homem rico disse ao imperador," Ouça, este homem deve ser imediatamente deposto dom seu cargo; ele é perigoso. Hoje estou indo para a cadeia, amanhã será o senhor. Se quiser se salvar, este homem tem de ser afastado, ele é absolutamente perigoso. E  é também extremamente racional.O que está dizendo está certo; eu entendo- mas ele destruirá a todos nós!"
O rei entendeu peerfeitamente bem a situação." Se  esse homem abastado é um criminoso, então eu sou o maior criminoso do país.  Lao Tzu não hesitará em me mandar para a cadeia".
Lao Tzu foi tirado do posto, Ele disse, " Eu tentei avisá-lo antes ; você está disperdiçando o meu tempo desnecessariamente, Eu disse que não era o homem certo. A realidade é que a sua sociedade, as suas leis e a sua constituição não estão certas. Você precisa das pessoas erradas para levar adiante esse sistema completamente errado".
O problema é que as forças que criamos para evitar que o homem  se esfacelasse  no caos agora são tão poderosas que elas não querem deixá-lo livre para crescer - pois se ele conseguir crescer, tornar-se um indivíduo, alerta, consciente, não haverá necessidade de todas essas pessoas. Elas ficaram todos sem trabalho e, junto com esse trabalho, perderão também o seu prestígio, o seu poder, a sua liderança, o seu sacerdócio, o seu papado  - tudo isso acabará. Por isso, aqueles que no início eram necessários para dar proteção agora  passaram a ser inimigos da humanidade.
Minha postura não é brigar com essas pessoas, pois elas são poderosas, elas t~em exércitos, têm dinheiro, têm tudo. Você não pode brigar com elas, você será destruído. O único jeito de sair dessa confusão é começar silenciosamente a desenvolver sua consciência; e isso eles não podem impedir à força. na verdade, eles não podem nem sequer saber o que está se passando dentro de você.
Eu ofereço a você a alquimia interior d transformação interior. Mude o seu interior. E no momento em que mudar, em que for completamente transformado, você repentinamente verá  que não está mais aprisionado, não é mais um escravo. Você era escravo por causa do seu caos.
Liberdade não significa caos. Liberdade significa mais responsabilidade, tanta responsabilidade que ninguém precisa interferir na sua vida, Você não precisa ser incomodado, o governo não precisa interferir na sua vida, polícia não precisa interferir na sua vida, as leis nada têm que ver com você - você está simplesmente fora do mundo deles.
( trecho do livro: Liberdade - A Coragem de ser você mesmo. Osho)

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário