Ali (no coração) repousas tranquilamente! Deixa-me submergir no Teu mar de alegria...

Ali (no coração) repousas tranquilamente! Deixa-me submergir no Teu  mar de alegria...

sábado, 19 de março de 2011

" Busque a realidade e livre-se desse sentimento irreal" Ramana Maharshi




Visitantes e díscipulos faziam perguntas a Bhagavan, e ele respondia  em conformidade ao entendimento de cada um:

V: Como podemos melhorar a condição do mundo?

B: Se você estiver livre do sofrimento não haverá sofrimento em parte alguma.
    
D: Mas por que existe o sofrimento agora?

B: Se não existisse sofrimento como iria surgir o desejo pela felicidade? E se esse desejo não surgisse como poderia surgir a busca pelo Eu Real?

D: Então todo sofrimento é bom?

B: Sim. O que é a felicidade? Por acaso é possuir boa saúde, beleza e ter refeições regulares? Mesmo um imperador têm inúmeros sofrimentos, ainda que ele tenha tudo isso. Todo sofrimento é devido à falsa noção " Eu sou o corpo". Libertar-se dessa falsa noção é chamado de Conhecimento (Jnana).
Prazer e dor são apenas aspectos da mente(ego). A nossa natureza essencial é a felicidade, mas nós esquecemos o Eu Real e imaginamos que o corpo ou a mente é o Eu. É essa identificação errônea que dá origem ao sofrimento. O que fazer? Esta tendência está profundamente arraigada e cresceu forte por ter sido alimentada durante muitos nascimentos. Ela deverá desaparecer antes que a natureza essencial, que é Felicidade possa ser realizada.
E, acima de tudo, não criar novas vasanas ou tendências latentes.

D: Swami, como pode o domínio do ego ser enfraquecido?

B: Evitando acrescentar novas vasanas(tendências mentais) a ele.

*Arthur Osborne*- Ensinamentos de Ramana Maharshi em Suas Próprias Palavras-


Obs: Essas palavras de Bhagavan me faz lembrar também um versículo bíblico em que Jesus diz assim: " Vigiai e orai, para que não entrais em tentação; o espírito, na verdade está pronto, mas a carne é fraca". Mateus 26:41

Nenhum comentário:

Postar um comentário