Ali (no coração) repousas tranquilamente! Deixa-me submergir no Teu mar de alegria...

Ali (no coração) repousas tranquilamente! Deixa-me submergir no Teu  mar de alegria...

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Por que deixar que os seus hábitos o governem?



Paramahansa Yogananda


Seus ancestrais emigraram para esse país para fugir de leis que lhes roubavam a liberdade de agir segundo a própria consciência. Os americanos, nascidos livres, não gostam de que ninguém lhes dê ordens. Por que então, deixar que seus hábitos o governem? Por exemplo, quando você não que comer e, ainda assim, come; ou quando não quer brigar com os outros e, mesmo assim briga. Qual é o problema? Você permitiu que seus maus hábitos o escravizassem.
Só o fato de nascer nos Estados Unidos ou em outros países democráticos não garante liberdade da mente e do coração. Ser livre é ser capaz de realizar ações corretas de acordo com os ditames da sabedoria da própria alma, não compelido por hábitos, obediência cega ou medo irracional. A sabedoria confere a verdadeira liberdade, e esse é o verdadeiro espírito da America.
Fazer tudo que lhe apraz não é liberdade, é abuso da liberdade.
Suponha que vive em uma casa com outras vinte pessoas, cada uma considerando a liberdade como o direito de fazer o que bem quizer, e cada uma desejando fazer algo que esteja em conflito com os desejos das outras! Não pode haver verdadeira liberdade nessas circunstâncias. A liberdade surge unicamente da obediência à lei do autogoverno. Fazer livremente o que você deve fazer, quando deve fazê-lo - ser guiado pela sabedoria - é a unica liberdade autêntica.
Escravidão aos hábitos é escravidão da pior forma. Decida ser livre. Desperte a lembrança divina da liberdade de sua alma, afirmando: " Embora eu tenha contraído alguns maus hábitos desde a infância, posso abandoná-lo pelo exercício da sabedoria e da vontade. Sou senhor de minha casa corporal."


Seja guiado pela sabedoria, não pela convenção


O que faz uma pessoa agir diferentemente de outra? Hábitos de vida, de comportamento e de pensamento; hábitos não são impostos. Eu sigo meus próprios caminhos. Por ocasião de minha partida para a América, em 1920, eu tinha uma longa barba Talvez você pense que homens barbudos parecem mais veneráveis na Índia, as barbas são admiradas por essa razão. Contudo, enquanto ainda estava a bordo do navio, convenceram-me de que americanos, ao verem um homem de barba comprida, seriam mais propensos a comentar: "Lá vai um homem das selvas!'
Ao compreender que poucos americanos usam barbas, resolvi cortar a minha; mas quis conservar o cabelo comprido, porque meu guru, Sri Yukteswarji, tinha cabelo comprido. Assim, ninguém conseguiria me convencer a cortar o cabelo. Se hoje eu cortasse o cabelo comprido, as mesmas pessoas que ridicularizaram seu comprimento anos atrás ririam-se de mim por estar de cabelo curto e achariam que a estatura do homem interior também diminuíra.
Na verdade, nós não sabemos o que é certo ou verdadeiro, por que estamos sempre fazendo comparações com base em aparências externas. Por isso, erramos freqüentemente em nosso julgamentos. Quem é capaz de dizer o que é certo ou errado, meramente baseado em aparências?
Você deve fazer um esforço para libertar-se gradualmente da escravidão a todo hábito: no vestir-se, no comer, etc. Muitas pessoas   
pensam que precisam comer carne três vezes ao dia. Outras estão convencidas de que só devem comer alface e nozes, e que ficarão doentes se variarem a dieta! Essas crenças são formas de escravidão. Não se deixe escravizar a nenhum hábito de vida; ao contrário, seja capaz de mudar de hábitos quando a sabedoria aconselhar. Aprenda a viver corretamente, usando seu poder de livre escolha, guiado pela sabedoria. Seja capaz, uma noite, de dormir confortavelmente em uma cama macia e, com igual conforto no chão, na noite seguinte. Esse divino desapego ao hábito é a liberdade preconizada pelos mestres da Índia. 

Liberdade versus liberdade caprichosa 

No ocidente, muita gente acredita em uma espécie diferente de liberdade - eu a chamo de liberdade caprichosa. Devido a uma concepção equivocada sobre a verdadeira natureza da liberdade, alguns pais curvam-se, indiscriminadamente, aos desejos de seus filhos, tornando-os escravos do hábito por toda a vida. A criança cresce pensando que, enquanto seus desejos forem satisfeitos, será feliz; e que o propósito da vida é satisfazer desejos. mais tarde, compreende que foi mal orientada; o mundo lá fora é muito diferente do que viu em casa. satisfazer todos os caprichos e desejos. " Acreditando que satisfazer os desejos do corpo e o mais elevado objetivo do homem, confiantes de que este mundo é ' tudo', essas pessoas deixam-se absorver, até a hora da morte, por cuidados e preocupações mundanas".
Os pais deveriam ter o cuidado de dotar seus filhos de vontade firme e discernimento, para que possam abrir seu próprio caminho no mundo e, ainda assim, permanecer afastados dos maus hábitos. Ensine as crianças a serem realmente livres. Não deixe que se tornem escravas do corpo e de hábitos indesejáveis. É bom treinar a criança na regularidade dos hábitos cotidiano, mas ela também deve ser  treinada na equanimidade: se vai dormir na hora certa, ótimo; se não for possível, esta bem. Se vai jantar na hora, muito bem;se não puder comer nessa hora, nada mal. As crianças devem aprender a respeitar os direitos alheios; mas também a ser livres da escravidão habitual a coisas ou pessoas.


 Combata os maus hábitos com o poder do " não quero"


Quando a mula quer ser agradável, ela é totalmente obdiente, mas quando resolve não cooperar, ninguém a tira do lugar. Você deveria desenvolver essa espécie de poder do " não quero". Domine seus estados de ânimo e hábitos. Então quando decidir que não vai fazer algo errado, ninguém poderá obrigá-lo a agir contra a vontade. Em outras situações, todavia, se descobrir que está enganado, seja capaz de mudar rapidamente de idéia. Essa flexibilidade surge quando você não se deixa governar pelo hábito, agindo, em vez disso, por livre-arbítrio, guiado pela sabedoria. Seja livre! Não seja escravo nem mesmo dos bons hábitos; faça o bem por amor ao bem.
Algumas pessoas precisam receber ordens todos os dias, apesar de seus deveres serem substancialmente os mesmos, mas quase sempre as pessoas seguem a rotina de atividades diárias de maneira mecânica. Isso é ótimo, se cultivaram bons hábitos, mas é desastroso para quem adquiriu maus hábitos. A maioria das pessoas apresenta uma combinação de ambos.


Hábitos são discos mentais

A repetição de um ato cria uma configuração mental. Todas as ações são executas mental e fisicamente. A repetição de um ato específico e da imagem que o acompanha forma trilhas elétricas sutis no cérebro fisiológico, como se fossem as arranhaduras de um disco. Após certo tempo, sempre que você puser a agulha da atenção na " ranhaduras" das trilhas elétricas, ela toca o "disco" da configuração mental original. Cada vez que o ato se repete, as ranhaduras das trilhas elétricas se aprofundam, até que a mais leve a mais leve atenção faz "tocar", automaticamente, o mesmo ato, vezes sem conta.
Entretanto, por meio da concentração e da força de vontade, você pode apagar até mesmo as ranhadura profundas dos hábitos antigos. Se é viciado em fumar, por exemplo, diga a você mesmo: " Por muito tempo tenho o hábito de fumar tem alojado em meu cérebro. Agora ponho toda a atenção e concentração no cérebro e quero que esse hábito seja desalojado." Comande assim a sua mente, repetidas vezes. A melhor hora do dia para fazer isso é pela manhã, quando a vontade e a atenção estão descansadas. Afirme repetidamente sua liberdade, usando todo o vigor da força de vontade. Um dia, de repente, sentirá que já não está preso na armadilha do hábito.
Conheço um homem que queria livrar-se do hábito de fumar. Era um fumante inveterado, mas tinha fé em que superaria esse hábito. Eu lhe disse " Vou curá-lo. mas depois quero que fume. Sentirá o gosto de um feixe de trapos e nunca mais gostará de fumar." E assim aconteceu. No dia seguinte, quando tentou fumar, sentiu náuseas. Ele foi receptivo ao vigoroso pensamento e eu pude, momentaneamente, transferir-lhe minha consciência. Depois disso, ficou livre do hábito.
Roer unhas e outros hábitos descabidos, inutil. Por que fazer tais coisas contra a vontade, quando, você é o soberano do castelo da vida?

Conserve sua liberdade como filho de Deus

Se sua mente é forte, se você se entrega a Deus e esquecer o corpo, poderá conservar sua liberdade como filho de Deus. Tome a decisão de que hábito nenhum tem poder permanente sobre você. Se a sabedoria for forte, você pode se convencer, em um segundo, do que deve fazer, Desperte a sabedoria que ressuscita em você o poder do livre-arbítrio, capacitando-o a sobrepor-se ao instinto compulsivo de hábitos comuns. " Mesmo que sejas o maior de todos os pecadores, a balsa da sabedoria, sozinha, te fará cruzar, sem perigo, o mar do pecado." O melhor modo de se livrar dos hábitos é expulsá-los, já, de sua mente! Não demore, ou arrisca-se a enfraquecer a sua decisão. a sabedoria é a salvação dos hábitos. Se alguém diz a um menino que não coma doces, ele os desejará mais do que nunca. Suponha que, ao crescer, ele tenha diabetes e seu médico o advirta que morrerá se continuar ingerindo açúcar. É a sabedoria então que lhe diz que o médico está, e que o encoraja a abandonar, rapidamente, o hábito de tantos anos de comer doces. Por meio da sabedoria o homem aprende... às vezes!




Nenhum comentário:

Postar um comentário