Ali (no coração) repousas tranquilamente! Deixa-me submergir no Teu mar de alegria...

Ali (no coração) repousas tranquilamente! Deixa-me submergir no Teu  mar de alegria...

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Quem sou eu?


Vedanta diz: " Homem, tu és de uma natureza e substância com Deus, uma alma com teus semelhantes. Desperte e progride para a divindade, vive por Deus em ti e nos outros". Este evangelho, que foi entregue a poucos, deve ser oferecido a toda a humanidade para sua libertação. 

* Sri Aurobindo *



A mensagem conscientes que vem de professores de diversas crenças e tradições é de que homem e mulher, como alma, são idênticos e estão em unidade com Deus. Esta é a verdade mais elevada a ser reconhecida no caminho espiritual. Existe uma história no Chandogya Upanishad que fala de dois pássaros empoleirados em uma árvore carregada de frutos sedutores. Os frutos prenderam a atenção de um dois pássaros; ele o devorou e, embora estivesse bastante satisfeito, desejava cada vez mais e voou ao redor para ver se havia mais árvores desses frutos. Ciente apenas de seu desejo, ele acabou esquecendo sua identidade. O outro pássaro, confiou que a natureza sempre supriria suas necessidades, comeu apenas para satisfazer sua fome e manteve sua identidade. O primeiro pássaro é o homem e o segundo é Deus. No momento em que o primeiro pássaro se lembrou de sua identidade, ele se tornou Deus.
Seguir o caminho do conhecimento pode parecer um processo lento, mas é a maneira correta, e muitos chegaram ao esclarecimento dessa forma. aqueles que levaram a sério ( isto é, Sócrates e Ramana Maharshi) o encontraram bastante rápido e com facilidade. A sabedoria pode surgir em você um dia se os seguintes passos forem aperfeiçoados.

Jnana Yoga (O Caminho da sabedoria) ou Atma Vichara

1- Viaje pelo caminho da razão pura, levando ao autodescobrimento.
2- Continue removendo camada após camada de ignorância perguntando incessantemente: Quem sou eu?
3- Chega um estágio em que o ego pára de controlar e a sabedoria é resnascida.
4- reconheça a imortalidade como a posse despertada do Ser não-nascido e imortal.
5- Perceba a não-ação ao causar resultados e abra caminho para a verdade. Em outra palavras, lembre-se, sob todas as circunstâncias, de que você não é o executor, e permaneça livre da criação do carma. Sirva aos outros, sem compreender a maneira errada a verdadeira natureza da ação.
6- Concentre-se no sofrimento e descubra que ele leva ao êxtase intenso. O sofrimento ensina mediante três estágios: tolerância, igualdade da alma e êxtase.
7- Entregue a dependência dos apegos externos e torne-se vulnerável, abrindo espaço, assim, para Deus entrar.
8- A renúncia completa ou a satisfação total do desejo leva à verdade; em ambos os casos, o desejo desaparece, que é a pré-condição necessária. Escolha um dos caminhos e o aperfeiçoe.
9- Saiba que a renúncia interna ao desejo, à ignorância e ao egoísmo, e não monasticismo(vida reclusa), leva à verdade. Pelo estado de renúncia, torna-se um yogue jnana. Adquirir conhecimento e torna-se um pundit (conhecimento intelectual) é apenas o ponto de partida.
10- Quando você chegar a saber que Atman e Brahman são idênticas, ou que você e o Pai são um, saiba que realizou a verdade.

Namaste!








Nenhum comentário:

Postar um comentário